Jardineiro ou Paisagista

Depilação facial com linha ou Egípcia
20 de outubro de 2016
Engenheiro Civil em São Paulo
25 de outubro de 2016
Exibir tudo

Jardineiro ou Paisagista

Devo procurar um Jardineiro ou Paisagista ?

Esta é uma pergunta comum entre as pessoas que decidem fazer um jardim em sua residência, imóvel comercial ou casa de campo. Para o cliente, esse é o momento em que um desejado projeto se materializa. Detalhes, formas e cores vêm à tona mesmo que as ideias ainda estejam meio confusas. Para materializar suas idéias algumas pessoas procuram um paisagista e outras um jardineiro. Esta escolha – Jardineiro ou Paisagista – é, portanto, um momento decisivo.

Ao paisagista cabe o trabalho de orientar, planejar, pesquisar, projetar e executar jardins. Ele é o profissional gabaritado para tal função, tendo o cliente todo o respaldo técnico e científico na execução de seu tão sonhado jardim. O projeto é tão fundamental na implantação de um jardim quanto o projeto de arquitetura é essencial para a construção de uma casa.

jardineiro ou paisagista

Desde o momento de criação do projeto e cuidados no decorrer da execução, o paisagista é o especialista competente que deverá fazer estudo das condições do solo, incidência solar, da área utilizada, plantas adequadas ao local e clima, irrigação de acordo com as necessidades das espécies, adubação, além de fornecer toda assessoria técnica competente.

Por outro lado, o jardineiro é o profissional que ajudará na manutenção do jardim, realizando poda, cuidando da irrigação e todas as outras tarefas que compõem o seu dia a dia. Ele é peça essencial para que o jardim desenvolva de acordo com o que foi planejado e executado. O erro reside em como e quando inseri-lo no processo. Muitas vezes seu papel é confundido com o de  paisagista, o que acaba colocando em risco o sucesso do projeto.

jardineiro ou paisagistaO jardineiro, com sua experiência e formação, é um ator importante no processo paisagístico e na maioria das vezes é procurado nessa etapa por dois motivos: desconhecimento do cliente sobre o método correto de se executar um jardim ou porque esse serviço custa mais barato do que contratar um paisagista profissional.

O jardineiro tem o conhecimento do dia-a-dia com as plantas e toda a experiência do contato diário com jardins. Porém, isso não é o bastante para que o investimento seja assegurado, pois lhe falta o conhecimento científico indispensável para o sucesso e longevidade do jardim.
Por isso é muito importante conhecer a especialidade de cada um e inserir o profissional no momento adequado à sua necessidade, pois com suas atribuições distintas é importante tirar deles o que cada um pode oferecer de melhor para realizar o seu sonho de jardim ideal.

Consulte os melhores profissionais de Jardinagem ou Paisagismo em nosso site:

Jardineiros: www.servicosnacidade.com.br/busca/jardineiro

Paisagistas: www.servicosnacidade.com.br/busca/paisagismo