Instalação Elétrica Residencial e Comercial

Pilates em Jundiaí
11 de outubro de 2016
Limpeza de Caixa d’água
18 de outubro de 2016
Exibir tudo

Instalação Elétrica Residencial e Comercial

Uma instalação elétrica segura deve ser feita por um eletricista habilitado

De acordo com estatísticas do Corpo de Bombeiros, as instalações elétricas mal feitas estão entre as principais causas de incêndio e, ainda, 20% das vítimas desses acidentes não sobrevivem. As principais causas que geram os problemas elétricos são a falta de planejamento, uso de material inadequado e a execução feita por pessoas não habilitadas.

instalacao eletrica

Somente profissionais qualificados, que tenham certificação em cursos específicos para eletricista, e com conhecimento prático, têm condições de planejar e executar os serviços de instalação e manutenção elétrica da sua rede de forma correta e segura.

Este mesmo profissional poderá também executar um projeto de instalação elétrica residencial, comercial e até industrial, feita por um engenheiro elétrico ou civil, garantindo assim total segurança, seja na fase de execução dos trabalhos ou posteriormente quando for utilizada a rede elétrica instalada.

Outro fator muito importante é a qualidade dos materiais, que devem ser fabricados de acordo com as normas técnicas vigentes. Materiais de má qualidade, que não atendem as normas técnicas vigentes, afetam a segurança e o desempenho da instalação. Apenas eletricistas habilitados possuem a formação necessária e conhecimento das normas normas, que especificam as instalações elétricas, sendo capazes de executar o serviço corretamente e tirar o máximo desempenho e durabilidade que cada material pode oferecer.

Os erros mais comuns que podem causar a sobrecarga dos circuitos, são:

  • Utilização de condutor elétrico de seção nominal inferior à necessária (em outras palavras “utilizar um fio mais fino que o especificado”);
  • Ligar em um mesmo disjuntor dois aparelhos que exijam circuitos individuais, como chuveiros e torneiras elétricas;
  • Trocar o chuveiro por um mais potente sem verificar se a instalação elétrica suporta a potência do novo produto;
  • Utilização de tomadas em chuveiros e aquecedores elétricos que exigem ligação direta;

O dimensionamento correto estabelece a carga necessária para a instalação de cada grupo de aparelhos, por exemplo, tomadas e pontos de luz, chuveiros, aparelhos de ar-condicionado, ferro elétrico, máquina de lavar e microondas.

É importante também saber quais equipamentos elétricos de maior consumo serão ligados, para determinar circuitos exclusivos para eles e utilizar dispositivo diferencial residual (DR) onde houver contato com água, como chuveiros, banheiras, secadoras de roupa, entre outros. A idéia é proteger o usuário de choques que podem ser fatais ou, no mínimo, muito desagradáveis.

Procedendo assim, os aparelhos funcionarão melhor, o consumo de energia ficará dentro do esperado, não haverá surpresas indesejáveis e a instalação vai durar por muitos anos sem problema algum.

Profissionais capacitados em Instalação Elétrica

instalacao eletrica residencial

O eletricista Antonio Sebastião Oliva é especialista em dimensionamento e instalação de rede elétrica residencial, comercial ou industrial. Você poderá contar com um profissional experiente e habitilitado para execução de instalações segura e que obedeçam as normas técnicas.

Sebastião atua em São Paulo e região de Mairiporã, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato até Jundiaí. Entre em contato com o Sebastião através do link: Eletricista instalador e manutenção

Você poderá também contar com centenas de profissionais eletricista para todo o Brasil, bastando apenas escolher a sua região, acesse eletricista em todo o Brasil e escolha o profissional mais perto de você.