Nutricionista em Jundiaí

Engenheiro Civil em Campinas
17 de dezembro de 2015
Manutenção de Ar Condicionado em Recife
29 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Nutricionista em Jundiaí

Nutricionista Esportivo Bárbara Pinheiro

Nutrição Esportiva – Nutricionista em Jundiaí

Nutricionista em Jundiai

Nutricionista em Jundiaí

Duas importantes áreas da nutrição é a nutrição clínica, na qual o objetivo é promover uma alimentação balanceada e saudável para recuperar a saúde ou prevenir doenças, e a nutrição esportiva, onde o foco é acompanhar e orientar quem pratica atividades físicas. Neste texto vamos falar um pouco mais sobre o Nutricionista em Jundiaí especializado em Nutrição Esportiva.

O Nutricionista Esportivo é um profissional especializado em buscar o equilíbrio entre a prática do exercício físico e a melhora do desempenho, promovendo a saúde, otimizando a recuperação após os treinos (ou competições), prevenindo lesões, reduzindo a fadiga, melhorando a composição corporal específica para modalidade esportiva, e ao mesmo tempo manter a saúde geral do atleta e praticantes de exercício físico.

Normalmente a grande preocupação dos praticantes de atividades físicas é o que devem comer antes da prática da atividade ou mesmo durante ela, não sabem que a refeição pós-treino é muito importante para repor os estoques de energia gasto pelo corpo (glicogênio) e fornecer substratos (amino ácidos) para a reconstituição das fibras musculares. Portanto, a alimentação pós-treino é fundamental para quem pratica atividade física atingir seu objetivo.

Quando a refeição é feita logo após o término do exercício, há uma ótima reposição de glicogênio, liberação do hormônio anabólico insulina, maior síntese protéica e interrupção da proteólise (quebra de proteínas). O consumo de antioxidantes também é muito importante após o exercício, pois eles diminuem a ação dos radicais livres (substâncias que danificam células saudáveis, facilitando sua oxidação e morte).

Uma alimentação adequada após o treino irá garantir que o processo da hipertrofia muscular (ganho de massa) seja otimizado e mais eficaz. Isto merece mais atenção no caso de atletas que praticam treinos intensos todos os dias, pois o tempo para a recuperação muscular é ainda menor.

Uma alimentação básica consiste em uma mistura de proteínas e carboidratos de alto índice glicêmico como pão integral com patê de atum ou peito de frango com arroz e legumes e suco de frutas.

Nosso corpo é composto basicamente por água, proteínas, gordura e minerais, e estes componentes precisam ser fornecidos através da alimentação. Desta forma a nutrição esportiva pode auxiliar um programa de exercícios com finalidade específica, seja para melhoria da saúde ou aumento da massa muscular. Atualmente a nutrição esportiva é considerada como o segundo fator que mais influencia o desempenho de atletas, sendo o primeiro fator o treinamento.

Nutricionista em Jundiaí

Barbara-Pinheiro

Nutricionista Bárbara Pinheiro

Barbara Pinheiro Possani é Nutricionista Esportivo e Clínico, atua em Jundiaí e Região. Seu consultório particular é na rua do Retiro, 424 em Jundiaí. O atendimento é individualizado e personalizado, com avaliação dos hábitos alimentares, exames bioquímicos e avaliação da composição corporal (Peso, IMC, % de gordura e massa magra).

É Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós graduada em Nutrição e metabolismo esportivo e em nutrição clínica funcional. Clique aqui para entrar em contato com a Bárbara e agendar uma consulta.

Acesse e conheça outros prestadores de serviços na cidade de Jundiaí:

Personal Trainer
Acupuntura 
Fisioterapeuta

 

A cidade de Jundiaí

Cidade-Jundiai

Cidade de Jundiaí

Jundiaí é a quinta cidade com maior qualidade de vida do Brasil, apresentando um índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal de 0,9184. Também é um dos municípios mais seguros do Brasil e do Estado de São Paulo, com um risco de homicídio de 6,88 por 100 mil habitantes (índice de 2012). É, também, primeiro lugar também em saneamento básico, no ranking do Instituto Trata Brasil, entre as cidades acima de 300 000 habitantes.

Jundiaí sempre foi conhecida como a terra da uva e do morango, tendo um grande destaque no cenário nacional. A população da cidade é de 405.000 habitantes, da qual 85% urbana e 15% rural.

2 Comentários

  1. João Pedro Quiñones disse:

    Gostei bastante deste artigo, não sabia da importância da alimentação pós treinamento. Parabéns.