Estruture seu negócio, seja qual for seu produto ou serviço

Hidráulico na Zona Sul em São Paulo
6 de abril de 2016
Design de Sobrancelhas – Olhar, Expressões e Sentimentos
13 de abril de 2016
Exibir tudo

Estruture seu negócio, seja qual for seu produto ou serviço

Negócios-e-Serviços

Com alguns conceitos simples sobre segmentação e “mix de mercado”, o pequeno empresário ou profissional autônomo poderá estruturar um bom plano para desenvolver seu negócio e estabelecer uma comunicação eficaz com seu público alvo.

A segmentação de mercado tornou-se uma ferramenta poderosa para a comunicação de produtos e serviços, sendo utilizada de forma eficaz para identificar seu público alvo (cliente). Segmentar um mercado significa dividi-lo, ou agrupar os consumidores por segmentos (grupos), com características, necessidades e preferências comuns. Assim, o seu negócio poderá identificar e desenvolver ações estratégicas, produtos ou serviços visando um posicionamento mais competitivo que seus concorrentes.

Um outro fator, de extrema relevância, a ser considerado é o “mix de mercado” ou os 4 Ps (Produto ou Serviço, Preço, Praça e Promoção), pois sem estas informações, não é possível desenvolver uma estratégia de marketing para seu negócio. A combinação destes processos, a segmentação e o “mix de mercado”, facilita a compreensão e aplicação destes conceitos no seu plano de negócio.

Digamos, por exemplo, que seu negócio seja prestação de serviços de eletricista, e sua localização seja na zona sul da capital paulista. Alguns questionamentos que deverão ser feitos quando estiver desenvolvendo sua estratégia de negócio serão: Como posicionar o preço de meu serviço? Quem será meu público e qual a sua localização? Como irei comunicar meus serviços? Qual o melhor canal de comunicação para meu serviço? Quem são meus concorrentes e como agem?

Perceba que você deverá tomar algumas decisões e escolhas. Poderá escolher por atuar em toda a cidade de São Paulo ou somente na Zona Sul da Capital, poderá optar por prestar serviços residenciais, comerciais ou prediais, deverá definir o valor (preço) de seu serviço considerando a região que você irá atuar e o serviço que irá prestar, deverá também conhecer quem são seus concorrentes e como atuam.

Estas respostas lhe darão uma oportunidade de estruturar melhor seu negócio, aumentar suas chances de sucesso, definir seus serviços e seu público alvo (segmento de atuação de seu negócio), estabelecer um preço apropriado e desenvolver sua logística (como chegar até o seu cliente).

Veja que na segmentação você poderá definir não somente o público alvo e a forma de distribuição do produto ou serviço, mas também a mensagem e o canal de comunicação para o seu cliente. Neste processo, você terá a oportunidade de desenvolver e comunicar características próprias de produtos ou serviços, que representem uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes e um diferencial para o seu negócio. Este diferencial competitivo deve, primeiramente, ser percebido pelos seus clientes ou consumidores de forma concreta. O simples fato de ter um bom produto ou serviço não é uma vantagem competitiva, e passará desapercebido caso o seu cliente não concordar com isso.

Com estas informações e dados encontrados, torna-se necessário escolher um canal de comunicação para seu negócio, cuja finalidade é promover seus serviços e vantagens com relação aos seus concorrentes. A internet, através de sites que oferecem serviços dedicados e exclusivos, tornou este processo de comunicação extremamente eficiente e acessível aos pequenos negócios e profissionais autônomos. Uma das vantagens de uma campanha publicitária na internet é a grande possibilidade de segmentação do público alvo, evitando a dispersão da comunicação.

Voltando ao nosso exemplo anterior, o eletricista na zona sul de São Paulo poderá utilizar os serviços de comunicação e divulgação oferecidos na internet, onde o objetivo é estar presente nas primeiras posições de busca para os diversos termos de pesquisa que remetem ao seu negócio, tais como Eletricista, Zona Sul de São Paulo, Residencial, etc… A combinação destes e outros termos deverá ser feita de forma a posicionar seu negócio nas primeiras páginas das ferramentas de busca na internet. Isto fará que sua comunicação atinja com precisão o público alvo desejado, que você acompanhe o desempenho da sua campanha e realize alterações em tempo real.

Conceitos como segmentação, mix de mercado e publicidade podem parecer complicados a primeira vista, porém remetem à informações básicas e fundamentais do negócio, e respostas as simples perguntas como: Qual o produto ou serviço que ofereço? Quem são meus clientes e onde se localizam? Qual o valor que devo cobrar pelos meus produtos ou serviços? Quem são meus concorrentes? E, finalmente, como irei comunicar meu negócio? poderão ser muito úteis para o seu plano de negócio, ajudando a reduzir riscos e eliminar investimentos desnecessários, mantendo seu foco em ações importantes para o seu sucesso.

João Pedro Quiñones, 12/Abr/2016