Características do Empreendedor de Sucesso

Eletricista de manutenção
Manutenção Elétrica residencial, predial ou comercial
18 de novembro de 2015
Eletricista de manutenção
Eletricistas e Dicas úteis para economizar energia
19 de novembro de 2015
Exibir tudo

Características do Empreendedor de Sucesso

ENTRE MUITAS LEITURAS, FIZ UM BREVE RESUMO SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO.  UMA PEQUENA LEITURA PARA MANTER O FOCO EM SEU NEGÓCIO.

Empreendedor-ServicosNaCidade

Características de um Empreendedor de Sucesso

 

INICIATIVA: O empresário não deve ficar aguardando o cliente, deve procurar constantemente oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar; enxergar oportunidades e promover seu serviço a todo o momento.  

PERSEVERANÇA: As dificuldades vão acontecer, o micro e pequeno empresário é muitas vezes solitário. Não se deve desistir, em uma corrida, a maioria das vezes quem ganha não é quem sai na frente, porém quem é mais determinado e consegue manter um bom nível de energia durante todo o percurso.

CORAGEM PARA CORRER RISCOS: Arriscar-se faz parte do ato de empreender. Correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado. Saiba que errar faz parte do negócio e é o caminho para o aprendizado. Se arriscou e não deu certo, encare como um aprendizado. Procure informações, ouça seu cliente e ofereça serviços de valor agregado.

CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO: Ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. Isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE: Faça diferente, mesmo que seja uma pequena diferença com relação aos seus concorrentes. Comunique constantemente o que diferencia você de seus concorrentes, não deixe que o valor agregado de seus serviços passe desapercebido pelos seus potenciais clientes. Pequenas diferenças de preço não são relevantes na escolha de seu serviço pelo cliente, desde que você justifique adequadamente.

EFICIÊNCIA E QUALIDADE: As pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;

REDE DE CONTATOS: É importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. A gente começa a desenvolver nossa rede de contatos com a família, amigos, vizinhos e antigas experiências. Busque formas diferentes de divulgar seu negócio, procure estar sempre a frente de seus concorrentes.

LIDERANÇA: O empreendedor deve ser o líder na sua empresa. Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida. Ele deve também ser um gestor de pessoas, entender de que forma seus funcionários podem contribuir para seu negócio. Definir o que, como e quando as tarefas devem ser cumpridas.

Para que se possa praticar tudo isto é muito importante gostar muito do que faz, pois isto é o grande combustível para manter a determinação e a motivação para atingir nossos objetivos.